Química e Meio Ambiente
- Analú Lopes de Lima
- 28 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Bom dia galerinha da Química!!!
A Química Ambiental é uma ciência interdisciplinar por envolver não só áreas básicas da química como também a biologia, a geologia, a ecologia e a engenharia sanitária.
Ela estuda processos químicos(mudanças) que ocorrem no meio ambiente. Essas mudanças podem ser naturais ou causadas pelo homem, e em alguns casos podem trazer danos a humanidade.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96) é obrigatório o ensino de Educação Ambiental para todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
Trataremos de assuntos diversos como a poluição atmosférica, reciclagem do lixo, saneamento básico e etc.
Vejam o vídeo "O brincar e o planeta do professor Sassá... uma forma divertida de conscientização que pode ser ferramenta útil em sala de aula.
As atividades humanas produzem muito lixo e isto vem sendo um grande problema para o planeta, pois geramos casa vez mais detritos, muitos de difícil decomposição.
O excesso de lixo é prejudicial aos ecossistemas. Além de causar problemas como a poluição das águas e do solo na decomposição da matéria orgânica há formação de gás metano(CH4) que aquece cerca de 23 vezes mais que o gás carbônico(CO2) e contribui muito para o agravamento do efeito estufa.
Tempo de decomposição aproximado dos materiais no ambiente

O descarte de equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias em lixões pode ser catastrófico.
A quarta edição da Revista IF Sertão-PE, referente ao mês de novembro de 2015 trouxe informativos acerca do assunto com o intuito de promover um novo olhar para o descartável.

Acesse a revista em:
https://issuu.com/if_sertao-pe/docs/revistaifsert__o-pe_04_2015
Os resíduos químicos dos componentes destes materiais são muito tóxicos porque contém metais pesados degradados lentamente pelo meio ambiente. Esses metais entram na cadeia alimentar e como não são metabolizados por organismos, ficam acumulados e causam, principalmente danos ao sistema nervoso e cardiovascular.
Danos causados por matais em nosso organismo


Reciclagem
A palavra reciclagem surgiu no final da década de 1970, quando as pessoas começaram a tomar consciência sobre o fato de o petróleo e outras matérias primas serem fontes não renováveis, assim as preocupações ambientais ganharam força.
Devido a diferença na decomposição são necessários diferentes processos de reciclagem.
Descarte correto
Em abril de 2001, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) com o objetivo de incentivar a facilitar a coleta seletiva, estabeleceu um código de cores para os diferentes tipos de resíduos.

Em diversos locais podemos observar a utilização de lixeiras com cores específicas

Esse processo incentiva a coleta seletiva que traz benefícios educacionais , sociais e ambientais.
Pneus
Pneus podem causar muitos problemas se descartados de forma inadequada, geram grandes quantidades de materiais particulados e gases tóxicos.
Como reaproveitar de forma prática e criativa
Vamos acompanhar no vídeo abaixo como essa família faz para viver da reciclagem...
Lixo visto com outros olhos







Referencia:
DIONISIO, Luiz G. M; DIONISIO, Renata B. Sala de leitura. Lixo Urbano. Lixo Urbano: descarte e reciclagem de materiais. PUC. Rio de Janeiro.
Comentários