Diversão!!
Você conseguiu entender a relação que existe entre o martelo e a tesoura com os compostos ao lado na figura? Se sim, ótimo! Você já conhece os compostos “Hidrocarbonetos”. Mas se não conseguiu entender, vamos te dar algumas dicas para que você entenda:
Primeiro: O que são Hidrocarbonetos? Os Hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono (C ) e hidrogênio (H). Possuem fórmula geral CnHm o que possibilita a formação de cadeias. As cadeias se classificam em: Abertas ou Fechadas, Normais ou Ramificadas, Saturadas ou Insaturadas, Homogênias ou Heterogênias. Então, classificando os compostos acima temos que: o primeiro composto (o que está ao lado do martelo) tem cadeia aberta, normal, insaturada e homogenia, e o segundo composto (o que está ao lado da tesoura) tem cadeia aberta, normal, saturada e homogenia. Como vemos a diferença entre eles esta nas ligações, o primeiro tem uma ligação tripla, enquanto o segundo apenas ligações simples.
Agora vamos entender um pouco sobre nomenclatura dos Hidrocarbonetos, essa vai ser a chave principal para que você consiga entender a relação existente entre os objetos e os compostos da imagem acima. Vamos nos prender por enquanto somente a nomenclatura dos compostos acima.
Prefixos para nomenclatura dos Hidrocarbonetos: o prefixo está ligado ao número carbonos (C ) na cadeia principal:
Para Prefixo
1 Carbono MET
2 Carbonos ET
3 Carbonos PROP
4 Carbonos BUT
5 Carbonos PENT
6 Carbonos HEX
7 Carbonos HEPT
8 Carbonos OCT
9 Carbonos NON
10 Carbonos DEC
Nomenclatura do primeiro composto:
O primeiro composto é um Alcino, que caracteriza-se pela ligação tripla. Para nomenclatura usa-se os prefixos acima + o sufixo INO.
Então, esse composto tem 3 carbonos, o prefixo que vamos usar nele é PROP + sufixo INO, logo temos que o nome dele é PROPINO. (E agora, já consegue relacionar o objeto, martelo, ao composto? Rsrsrss)
Nomenclatura do segundo composto:
O segundo composto é um Alcano, e caracteriza-se pelo fato de conter apenas ligações simples. Para nomenclatura usa-se os prefixos acima + o sufixo ANO.
Nesse composto também usaremos o prefixo PROP porque ele também tem 3 carbonos em sua cadeia, mas agora vamos usar o sufixo ANO, devido o fato de ele ser ALCANO, então temos PROP + ANO = PROPANO.
Pronto! Espero que com essa exlicação você tenha entendido a relação existente entre os objetos e os compostos.